terça-feira, 17 de junho de 2008

Máquinas e Motores - BMW X6, um SUV/Coupé?

Ola a todos. Depois de dois super desportivos italianos, esta semana decidi apresentar uma novidade em tudo diferente: O BMW X6. Não só porque a comercialização deste começou esta segunda-feira, 16 de Junho, mas também (e principalmente) porque com este X6 a BMW inaugura um novo segmento de mercado.

A marca da Baviera diz que este novo elemento da série X é um SAC (Sports Activity Coupé) isto é a mistura de um Coupé e de um SUV (Sport Utilitary Vehichle - que é como quem diz: jipe chique que não faz todo terreno e que está cada vez mais na moda como o Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes ML etc).

Confesso que a associação me causa alguma estranheza. É como misturar as azeitonas que o Comissário Santos falou com... leite achocolatado. Não é suposto (acho eu), são alimentos na mesma mas de categorias diferentes.

No entanto a associação até faz algum sentido (a da SUV/coupé, não a da azeitona com leite achocolatado). Se não vejamos, nunca os SUV's tiveram tanto sucesso. Hoje em dia todas as marcas tentam preencher a sua gama com uma proposta deste tipo. Isto porque são muito confortáveis, têm muito espaço, têm um charme inegável e uma presença forte e musculada. E, sejamos honestos, ninguém os compra para fazer todo terreno... ou quase ninguém.

Sendo assim porque não dotá-los de maior competência em estrada, maior capacidade dinâmica, com prestações de respeito juntamente com um aspecto mais desportivo e ao mesmo tempo diferente?

Na minha opinião foi com este objectivo que a BMW criou o X6.

Mas vamos ao que realmente interessa: São 4 os motores disponíveis: três deles de seis cilindros em linha com 3,0 litros, já conhecidas de outros modelos da marca: 30i a gasolina de 306 cv; 30d de 235 cv; e 35d de 286 cv.


A novidade, aqui, é o motor 4.4-V8 que anima a versão 50i, um biturbo de injecção directa com algumas características inéditas, capaz de oferecer 407 cv e um binário máximo de 600 Nm, disponível de forma constante entre as 1750 e as 4500 rpm.


Claro que em Portugal, país onde as pessoas adoram os diesel, as versões 30d e 35d serão previsivelmente, mais vendidas que as restantes. A caixa de velocidades é uma automática comum, de 6 velocidades, com patilhas no volante, de série em todas as versões.


Promete ser o SUV mais competente a nível dinâmico construído até hoje. Quem já o conduziu confirma isso mesmo. De qualquer forma, aguardamos para ver qual a reacção do mercado a esta proposta arrojada da BMW.

Ou seja, resultado final não é consensual. No entanto, é suficientemente diferente das restantes propostas já existentes para não deixar ninguém indiferente. Tem um look dinâmico, agressivo e imponente. Se é bonito? Com certeza que dependerá dos gostos de cada um, mas eu (e pelo que li também milhares de cibernautas) não sou propriamente o fã nº1.

Com certeza que se no capot estivesse um símbolo de uma marca japonesa ou coreana muito pouca gente seria... mas esta é a mesma história de sempre, não é?

http://www.bmw.com/com/en/newvehicles/x6/x6/2007/experience/phase_1/experience.html




E como este BMW parece bem espaçoso aqui fica uma sugestão de Comissário para aproveitar bem o espaço...

http://www.car-sex-positions.com/

Divirtam-se e... não se magoem.

Até para a semana,

Luís Carvalho.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.