terça-feira, 24 de junho de 2008

Máquinas e Motores - Aston Martin V8 Vantage

Ola a todos. Resisti até à tentação de falar da minha marca favorita durante 3 semanas para não ser muito (muito muito muito) óbvio mas agora que chega uma novidade (ainda que pequena) já tenho desculpa...

Aston Martin... Fabricante de automóveis de luxo, fundada em 1913 por Lionel Martin, com sede em Gaydon, Warwickshire em Inglaterra. O nome deriva do fundador e de uma corrida em Aston Clinton in Buckinghamshire de nome Aston Hill speed hillclimb.

É a marca preferida do agente secreto mais famoso do mundo e é também famosa por ainda se manter fiel à construção à mão, o que faz de cada carro produzido uma peça unica.

Na minha opinião (subjectiva portanto) é a marca de automóveis mais fascinante que existe... Aquela que faz aqueles carros mesmo... à Comissário! Não há outra marca que conjugue com a mesma mestria classe, desportividade, charme, elegância, beleza... e claro, Macheza!!!

Mas voltemos ao verdadeiro assunto da semana... O V8 Vantage. Lançado há 3 anos, foi agora alvo de algumas modificações, sobretudo ao nível do motor. Este modelo tem feito muito pelo recente sucesso comercial da marca, ultrapassando largamente as previsões de vendas. E porquê?

Com preços a partir dos 150 000 euros é fácil de perceber que o V8 Vantage é o primeiro modelo da marca que tem um preço capaz de fazer o típico cliente do Porsche 911 pensar duas vezes antes de comprar o desportivo alemão. Assim, a Aston Martin deixou de ser aquela impensável paixão platónica para quase todos (para mim continua a ser claro).

No novo modelo muito pouco foi alterado no que diz respeito ao aspecto exterior, apenas foram alteradas as jantes... Pudera! Não é mesmo preciso mudar nada... O V8 Vantage, seja o coupé ou o roadster é absolutamente fantástico. Dá gosto ficar a olhar para ele uns minutos.


O que mudou foi o motor, acrescentou alguma cilindrada, passando a usufruir de um V8 com 4,7 litros face aos 4,3 anteriormente registados. Resultado: 420 cv (mais 40 portanto) e mais 15% de binário (470 Nm). Isto permite uma aceleração dos 0-100 km's/h em 4,7 segundos e torna-o capaz de atingir 288 km's/h. Mesmo com melhores performances conseguiu-se uma redução nos consumos de combústivel na ordem dos 13%.

E o som deste motor? Bem, não há palavras, por si só justifica cada euro investido.

A Aston Martin tem adquirido, ao longo dos últimos anos, um estatuto de excelência e de referência ao nível de design interior automóvel. Os seus habitáculos são estilisticamente perfeitos e envergonham qualquer outro desportivo de luxo. De qualquer forma neste renovado V8 Vantage também o design interior mudou um pouco, adquirindo um aspecto mais DBS-like, o que é óptimo.

Continua disponível em duas versões, Coupé e Roadster, e duas opções para a caixa de velocidades (manual ou automática). Se pudesse escolher não pensava duas vezes... o Roadster com caixa manual! Porque? Roadster, porque consegue ser ainda mais apelativo aos sentidos (visuais e sobretudo auditivos) e porque, pela primeira vez na marca, não perde qualquer eficácia dinâmica para a versão fechada, sendo que a a rigidez estrutural não foi afectada ao ponto de ser percéptivel. Caixa manual porque a opção automática da Aston não rivaliza com as melhores do mercado e a opção manual é dá sempre maior gozo e controlo... e ainda é mais barata! :)

Eu sou um apaixonado por carros mas reconheço, no entanto, que hoje em dia muitos poucos são aqueles que compram o carro que necessitam... antes compram o que preferem. Isto para dizer que comprar um carro é uma questão emotiva. E só faz sentido se assim o for, uma vez que não há nenhuma razão de carácter racional que justifique despender de 150 000 euros num automóvel.
Sei muito bem que um Porsche 911 Turbo é mais rápido (bastante até), melhor dinamicamente, gasta menos e custa sensivelmente o mesmo. É a escolha obvia, racional. Mas um 911 não me faz virar a cabeça, é mais frio, não prima pela exclusividade, não é especial, não tem aquele picante...

Por isso, se pudesse comprava um Aston Martin.
A paixão tem destas coisas... não é racional.
E comprar um Aston Martin é um caso desses.. de paixão automóvel.

Em suma, que carro... de Comissário.
Até para a semana.

Luís Carvalho.


Deixo-vos os videos seguintes que analisam o V8 Vantage, embora antes destas recentes alterações.

Aston Martin V8 Vantage revisto pela Fifth Gear








Aston Martin V8 Vantage Roadster revisto pela Fifth Gear








http://www.astonmartin.com/

http://www.astonmartin.com/eng/thecars/v8vantage

1 comentário:

H.Costa disse...

Boas!
Este é sem margem para duvida, o meu carro de eleição à largos anos! O prazer de o conduzir é extraordinário e sem duvida que a sua compra, só advém de uma grande paixão!

H.C