Aston Martin... Fabricante de automóveis de luxo, fundada em 1913 por Lionel Martin, com sede em Gaydon, Warwickshire em Inglaterra. O nome deriva do fundador e de uma corrida em Aston Clinton in Buckinghamshire de nome Aston Hill speed hillclimb.
É a marca preferida do agente secreto mais famoso do mundo e é também famosa por ainda se manter fiel à construção à mão, o que faz de cada carro produzido uma peça unica.
Na minha opinião (subjectiva portanto) é a marca de automóveis mais fascinante que existe... Aquela que faz aqueles carros mesmo... à Comissário! Não há outra marca que conjugue com a mesma mestria classe, desportividade, charme, elegância, beleza... e claro, Macheza!!!
Mas voltemos ao verdadeiro assunto da semana... O V8 Vantage. Lançado há 3 anos, foi agora alvo de algumas modificações, sobretudo ao nível do motor. Este modelo tem feito muito pelo recente sucesso comercial da marca, ultrapassando largamente as previsões de vendas. E porquê?
Com preços a partir dos 150 000 euros é fácil de perceber que o V8 Vantage é o primeiro modelo da marca que tem um preço capaz de fazer o típico cliente do Porsche 911 pensar duas vezes antes de comprar o desportivo alemão. Assim, a Aston Martin deixou de ser aquela impensável paixão platónica para quase todos (para mim continua a ser claro).O que mudou foi o motor, acrescentou alguma cilindrada, passando a usufruir de um V8 com 4,7 litros face aos 4,3 anteriormente registados. Resultado: 420 cv (mais 40 portanto) e mais 15% de binário (470 Nm). Isto permite uma aceleração dos 0-100 km's/h em 4,7 segundos e torna-o capaz de atingir 288 km's/h. Mesmo com melhores performances conseguiu-se uma redução nos consumos de combústivel na ordem dos 13%.
A Aston Martin tem adquirido, ao longo dos últimos anos, um estatuto de excelência e de referência ao nível de design interior automóvel. Os seus habitáculos são estilisticamente perfeitos e envergonham qualquer outro desportivo de luxo. De qualquer forma neste renovado V8 Vantage também o design interior mudou um pouco, adquirindo um aspecto mais DBS-like, o que é óptimo.
Continua disponível em duas versões, Coupé e Roadster, e duas opções para a caixa de velocidades (manual ou automática). Se pudesse escolher não pensava duas vezes... o Roadster com caixa manual! Porque? Roadster, porque consegue ser ainda mais apelativo aos sentidos (visuais e sobretudo auditivos) e porque, pela primeira vez na marca, não perde qualquer eficácia dinâmica para a versão fechada, sendo que a a rigidez estrutural não foi afectada ao ponto de ser percéptivel. Caixa manual porque a opção automática da Aston não rivaliza com as melhores do mercado e a opção manual é dá sempre maior gozo e controlo... e ainda é mais barata! :)
Deixo-vos os videos seguintes que analisam o V8 Vantage, embora antes destas recentes alterações.
Aston Martin V8 Vantage revisto pela Fifth Gear
Aston Martin V8 Vantage Roadster revisto pela Fifth Gear
http://www.astonmartin.com/
http://www.astonmartin.com/eng/thecars/v8vantage
1 comentário:
Boas!
Este é sem margem para duvida, o meu carro de eleição à largos anos! O prazer de o conduzir é extraordinário e sem duvida que a sua compra, só advém de uma grande paixão!
H.C
Enviar um comentário