segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sócrates - 3 anos de (des)governo

Olá a todos, visto que o meu comentário politico da semana passada suscitou algumas duvidas e descrédito por parte de alguns assíduos leitores, decidi então realizar mais um comentário suportado em factos reais e portanto espero que seja clarificador!!!

Nas legislativas de 2005, o povo Português acreditando nas promessas políticas do Partido Socialista, deu a maioria absoluta a José Sócrates, mas 3 anos volvidos, tais promessas não passavam de pura ficção!
Em 3 anos de (des) governo de Sócrates, assistimos a uma serie de promessas políticas que acabaram por não ser cumpridas.
E Contra factos não há argumentos…




Socrares Prometeu e não cumpriu:

  • Baixar a taxa de desemprego (à data cifrava-se nos 7.1%) e criar 150.000 empregos, mas actualmente o desemprego já chegou aos 8.2%, maior taxa de desemprego dos últimos 20 anos!!!
  • Retirar 300.000 idosos da pobreza, mas na realidade o governo está a ajudar 20.000 idosos, pelas minhas contas isso corresponde a 6.7% ou seja ainda faltam 280.000!!!

  • Num tom arrogante Sócrates afirmava em 2005 que não iria aumentar nenhum dos impostos, mas na realidade aumentou o IRS, IRC, ISP entre outros, resultando no aumento dos impostos para os reformados, idosos e empresas fazendo deste modo com que cada Português pague hoje em media mais 330€ de impostos

  • Prometeram melhores cuidados de saúde aos Portugueses independentemente dos lugares em que vivem e das suas possibilidades económicas, mas na realidade o que temos hoje é uma saúde mais cara.
    O preço dos medicamentos aumentou 6.6%, muitos medicamentos deixaram de ter comparticipação do Estado, aumentaram as taxas moderadoras em 27%, encerraram muitos serviços de saúde prejudicando sobretudo as populações do interior.


  • Sócrates prometeu um investimento na Cultura superior a 1% do PIB, mas na realidade o que se verificou foi um desinvestimento progressivo na Cultura, passamos de um investimento de 0.6 do PIB na Cultura nos governos do PSD, para um investimento de 0.35% nos governos PS. Ou seja, o PS prometeu e não cumpriu (normal normal).

  • Sócrates afirmava em 2005 (também ele tinha sido ministro do ambiente) que iria colocar as politicas do ambiente no centro da sua estratégia para o desenvolvimento do país, mas tal não passou de promessas que ficaram no papel, falhou a reestruturação do ICN, os planos obrigatórios da qualidade do ar e a Lei da Água ficaram no papel.

Desde que o governo socialista assuniu o poder:

  • Portugal esta na cauda da Europa com pior PIB da Europa (1,3) que é cerca de metade da media Europeia.
  • Diminuiu o poder de compra
  • Aumentou o défice externo
  • Aumentou o endividamento das famílias
  • Diminuiu o investimento público
  • Aumentou a divida pública
  • Ficou na gaveta a reformado Estado
  • Portugal tem os piores índices da União Europeia em matéria de educação e tal reflecte-se na politica do facilitismo que se sente nas escolas.
  • Temos um governo preocupado com a “cosmética das Estatisticas” como é o caso das ilegalidades da repetição dos exames de Fisica e Quimica causando o caos no acesso ao Ensino Superior, o facilitismo com a realização de provas muito mais fáceis a Português e Matematica no 4º e 6º ano tentando deste modo mascarar o baixo rendimento dos alunos.
  • Incompetencia na Transição para o Processo de Bolonha

Espero que mesmo os mais cépticos tenham ficado elucidados!!!
Como não gosto “de falar de cor”, e para clarificarem ainda mais as vossas opiniões podem visualizar o seguinte documento com uma análise detalhada dos primeiros 2 anos de governo socialista e as propostas da oposição nesses 2 anos.

http://www.psd.pt/cmgestao/include/imagedisp.asp?save=1&id=3082

Não quero com isto, dizer que as alternativas políticas que o país nos oferece neste momento são garantia de melhor qualidade. Mas acho que vale mesmo a pena tentar seguir um outro rumo porque o actual modelo politico está gasto e já nos deu provas de não nos levar a lado nenhum que não seja o de cavar um fosso cada vez maior de Portugal em relação á Europa.

Palavra de Comissário


Comissário António Cardoso Pinto

3 comentários:

Anónimo disse...

veja-se que inclusivamente foi deixado um link do site do psd.caros leitores podem verificar de onde foi extraído este texto.

Anónimo disse...

Sr. Comissário gostaria de sugerir aos Srs. Comissários que mudassem o nome do vosso Blogue, porque esta visto que não conseguem ver a realidade do país e não percebo o que vos leva a defender o Sr. Sócrates de unhas e dentes, de certeza absoluta que a promessa de emprego está na ordem da vossa licenciatura, principalmente a do Sr. Comissário João Carvalho, já agora o vosso Blogue deveria ser Comissários do Sócrates e dos XuXialistas

Anónimo disse...

Também sou leitora assidua do vosso blogue, e acho que os comentarios só merecem relevo quanado assinados.
Assinar como anonimo é muito facil.
Ao contrário do que o colega anonimo afirma, os comissarios até têm criticado a dura realidade que o país atravessa.
Existem é algumas pessoas é que teimam em negar a realidade que os rodeia.
Acho injusta a critica do colega anonimo à comissao, pelo menos é uma critica que não deveria ser dirigida a todos os comissarios.

Parabens continuem assim