Assim, a Alfa Romeo pretende representar neste 8C todo o seu passado desportivo glorioso criando um verdadeiro "clássico à nascença". Até porque a sua produção está limitada a 500 unidades na variante Coupé e outras tantas na variante Spyder, já todas vendidas. Deste modo não é difícil de perceber que este é um daqueles carros que muito provavelmente só veremos em exposições e em garagens de alguns milionários que não se importam de dispensar cerca de 200.000 euros em mais um brinquedo automóvel.
O design é da responsabilidade do Centro de Estilo da Alfa Romeo. Diga-se que o resultado final é verdadeiramente espectacular. A pureza das linhas, o estilo compacto, o perfil que parece ser esculpido pelo vento, os faróis traseiros revivalistas... tudo resulta numa peça de arte automóvel, totalmente diferente dos demais superdesportivos e grand tourers. Na minha opinião, e depois de o ter visto no Salão Internacinal Automóvel de Lisboa em Abril (ficam aqui algumas fotos), este 8C é uma obra prima, lindíssimo de qualquer angulo, uma verdadeira expressão da paixão automobilística italiana.
A alma deste sedutor italiano é um bloco 4.7 V8 (o mesmo do Maserati Gran Turismo, de origem Ferrari, que falei a semana passada mas com maior cilindrada e mais potente) capaz de entregar 450 cv às 7.000 rpm. Isto permite uma velocidade máxima superior a 300 km/h e uma aceleração o-100km/h em 4,5 segundos. A caixa de velocidades é manual robotizada, accionada por patilhas atrás do volante e denomina-se Cambio Corsa. Permite passagens em 6/10 de segundo ou 4/10 na função Sport. Esta ultima não só optimiza o tempo de troca de relações da caixa como modifica a sonoridade do motor e torna a resposta aos movimentos no acelerador mais rápida. A carroçaria é em fibra de carbono o que contribui para uma maior rigidez à torção e um peso de apenas 1450 kg.
Além disso é de destacar o facto de o motor se encontrar em posição dianteira central (que é como quem diz atrás do eixo dianteiro) com transmissão transaxle, o que garante uma repartição de pesos próxima da perfeição (49/51) para o equilibrio dinâmico em pista.
No interior encontramos um ambiente dominado pelo luxo desportivo. Os painéis são revestidos a fibra de carbono, pele e alumínio (trabalhado à mão) enquanto que o carbono serve de estrutura para os bancos. A exclusividade é garantida pela oportunidade que o comprador tem (teve!) de escolher entre diversos painéis, inserções, jantes etc.
A Alfa Romeo quis, com o 8C, mostrar aquilo que é capaz de fazer. Evocar o passado, projectando-o no futuro. Os engenheiros de Arese criaram não só um dos mais belos carros de sempre, como o melhor desportivo de toda a história da marca. Obviamente que a produção em números tão reduzidos não tem em vista a obtenção de lucro mas sim a criação de um clássico, um modelo que tem tanto de belo como de exclusivo e que acaba por ser uma manifestação de capacidade, qualidade e desportividade da marca, numa altura em que vive dias de crescimento e de saúde financeira.
Em suma, que carro... de Comissário!!!
Luís Nunes Carvalho.
http://www.alfaromeo.com/cgi-bin/pbrand.dll/NEWALFA_COM/controller/home.aspx?language=1
2 comentários:
Simplesmente espetacular e lindo!!!
Obrigado, Sr. anónimo, por ter falado sobre o nosso Blog. E já agora, o que acha do carro?
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