sábado, 14 de junho de 2008

Azeitona


Bem, antes de mais as minhas desculpas pelo atraso na publicação do post mas a presença na Gala Adeus SOF deste ano e o tão afamado exame roubaram-me tempo para escrever neste que já é um espeaço de eleição na blogosfera mundial.

Esta semana, escolhi como tema de reflexão a azeitona: o fruto da oliveira. A tradição milenar deste petisco remonta aos tempos da civilização grega onde nos montes do Olimpo estavam (e estão...) plantadas dezenas de oliveiras para os Deuses se deliciarem com o fruto. Na minha opinião e segundo fonte segura, os Deuses, isto é, os COMISSÁRIOS, só queriam as azeitonas porque sabiam que eram ricas em ácidos gordos monoinsaturados com uma capacidade brutal em aumentar o HDL (o colesterol bom, basicamente...). Asseguro que é devido às azeitonas que as Deusas tinham o corpo que tinham.

A azeitona, riqueza da cozinha mediterrânica, chega aos nossos pratos de várias formas: a dar gracinha à travessa, no pires como entrada ou então na sua forma fermentada em azeite. Sobre o azeite falaremos noutra ocasião. Quanto aos tipos de azeitona, a minha atenção recai sobre a azeitona verde e a de cura natural do nosso país, principalmente a do Douro. São as mais saborosas providenciando um sabor marcante e fora do vulgar. Como apaixonado por azeitonas, gosto mais no pires acompanhada de um bom pão chapata torrado. A combinação do sabor rasgado da azeitona com a suavidade do pão é perfeita. Mas o principal segredo para obter um sabor verdadeiramente divino na azeitona reside no tempero. A COMISSÃO revela então a receita do seu tempero, depois de tantos pedidos terem sido efectuados à redacção do blog:


Azeitona à COMISSÁRIO

- 700 gr de azeitona (tipo à escolha)
- azeite q.b.
- 1 colher de sobremesa de oregãos picados
- 1/2 colher de sopa de sal
- 4 dentes de alho com pele

Juntam-se o azeite e o resto dos condimentos às azeitonas e mexe-se com muita delicadeza para não danificar a integridade da azeitona. Cobrem-se com um paninho e deixa-se a repousar durante 8 dias. Depois é só fechar olhos e apreciar.


Um bem haja a todos e desejos de um bom fim de semana.


por Comissário Bruno Direito dos Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

realmente à Comissário é que é

Anónimo disse...

para mim o único deus que existe es tu! gostava tanto que descesses do teu olimpo e olhasses para mim!

um beijinho da admiradora

Anónimo disse...

És lindo... És um verdadeiro Deus..
Das azeitonas faz-se o azeite, e o azeite da para tanta coisa hmmmmmm! Casava-me ctg meu machão!
Do teu admirador...

Anónimo disse...

Este vanderlei está a gozar com o meu comentário! Mas Bruno, eu não estou a gozar contigo. Gosto mesmo de ti! És impecável e super divertido.. ;-)

beijinho da tua admiradora