domingo, 29 de junho de 2008

Asus EEE 701 - Finalmente(!) à venda em Portugal

Boas noites à Comissão e a todos os que seguem pública-ou-anonimamente o nosso blog.

Hoje irei fazer uma crítica político-tecnológica(!) tomando como ideias chave as seguintes:

-- No nosso país, como acontece em outros países em vias de subdesenvolvimento, a venda de produtos electrónicos em pequenas e médias superfícies têm vindo a ser esmagadas pelas crescentes vantagens - crédito fácil, promoções e preços competitivos- proporcionadas pelas grandes superfícies do ramo: Fnac, Vobis, Worten, MediaMarkt...

-- Segundo, essas mesmas Le plus Gran trouxeram para Portugal este mês mais um novo "conceito inovador" (não são palavras minhas, consultem o site da Vobis...) - sim, estou a falar do novíssimo Asus EEE 701!
A ideia chave deste ultraportátil é mesmo a restrição ao essencial no sentido de proporcionar o básico - internet, office - a um peso e preço muito pequenos: 1 kg e 299 euros. A fórmula parece-me ganhadora pois 90% das pessoas só utiliza as funções básicas de um portátil.


Então qual é o problema?

Meus amigos, o problema é que este portátil inovador foi lançado, internacionalmente, há um ano. Desde aí, a Asus já lançou para o mercado os 3 modelos seguintes: ASUS 900 (com o ecrã de 8,9 polegadas, invés das 7' do Asus 701), 0 ASUS 901 (com o novo processador Intel Atom) e o ASUS 1000 (com o ecrã de 10 polegadas). E o modelo que estreou agora em Portugal já nem está disponível nos outros países (lógico).


A minha crítica vai, não para os poderes políticos nacionais, mas para essas grandes superfícies comerciais - que pegam nos restos informáticos que mais nenhum bife inglês quer ter- e dão de bandeja para o zé povinho comprar, e com facilidades de pagamento! Atrevo-me a dizer que neste caso somos o contentor à beira mar plantado...

Por hoje é tudo. Espero que tenham gostado. Amanhã há mais!

Política, não tecnologia...

By Comissário P. Coutinho

PS.- se amanhã vier a FNAC com ameaças, Eu chamo o Erd...

1 comentário:

Anónimo disse...

O coment do bruno onde é que está?

É que este fim de semana dava-me jeito fazer um bolo, e tava a espera das receitas do "Chef" Bruno, continuo a espera.
Desta podias fazer um molotof é mais fofinho como tu:)

Bjinhos da tua admiradora