segunda-feira, 16 de junho de 2008

Actualidade Politica – “ José Sócrates - Uma semana para esquecer”.







Olá a todos. Hoje é dia de comentar a actualidade política desta semana e para isso escolhi como tema as peripécias e contratempos do partido socialista ao longo da ultima semana.
Por esta hora José Sócrates (o Sr. Engenheiro) estará a pensar que “esta semana foi má demais para ser verdade”.

Foram vários os reveses que o “Eng.” Sócrates sofreu nos últimos dias, a destacar:

  • O NÃO da Irlanda ao tratado de Lisboa.
    O primeiro-ministro português manifestou-se “profundamente desapontado” com o chumbo dos eleitores irlandeses ao Tratado de Lisboa. Sócrates tinha afirmado que a vitória do “sim” era “fundamental” para a sua carreira política, admitindo deste modo que o chumbo do tratado que elegeu como prioridade da sua presidência representa “uma pesada derrota”.
    Sócrates vê assim esfumadas as hipóteses de a Europa vir a ter um tratado com o nome de uma cidade Portuguesa.
  • A manifestação de 200 mil pessoas em Lisboa contra a revisão do Código Laboral
    José Sócrates teve falta de capacidade de previsão e antecipação dos acontecimentos e revelou a dificuldade do Governo de agir "sob pressão" para resolver a crise dos camionistas.
    Penso que Sócrates esteve muito mal ao fazer um acordo muito tardiamente, pois, se a ideia do governo era ceder aos protestos, então tinha-se evitado esta greve e por conseguinte este grave prejuízo de milhões para o estado








  • A Greve dos Pescadores devido ao aumento dos combustiveis

  • Greve dos maquinistas da CP que afectou a circulação dos utentes.

  • O pedido de Socorro dos Bombeiros afirmando que o transporte de utentes pode vir a tornar-se inviável face ao aumento desmesurado do preço dos combustíveis.
  • A paralisação de perto de 90 mil Camiões (quase toda a frota Nacional) protestando contra o aumento do preço dos combustíveis que têm sofrido nos últimos meses um aumento considerado insuportável para a manutenção das empresas de transporte pesado.
  • Terceira moção de censura ao Governo Socialista no espaço de meio ano.
    O grupo parlamentar do CDS-PP apresentou esta semana uma moção de censura ao executivo de José Sócrates acusando o Partido Socialista de Ineficiência e incompetência uma alegada atitude de resignação e recusa em baixar os impostos face à crise dos combustíveis.
  • Os ataques internos de Manuel Alegre à péssima governação do Partido Socialista, acusando o governo de ser responsável pelo aumento das desigualdades e da pobreza que se vivem hoje em Portugal.

  • As respostas inflamadas de contra-ataque por parte de alguns dirigentes do PS, acusando Manuel Alegre de parasitar o PS e de ter falta de carácter e de seriedade.

Como podem constatar acima, nos últimos dias o governo tem sido alvo de sucessivas críticas, ataques por parte das mais variadas entidades.

Neste momento o executivo de Sócrates é o alvo a abater e a sua governação começa a entrar em descrédito, os golpes são desferidos de todo o lado, não dando tempo ao governo para se recompor.
Perante o período conturbado que se tem vivido, vieram à tona todas as fragilidades e instabilidade do governo.

É inconcebível e inadmissível a falta de reacção do Governo perante a greve dos camionistas.
Num estado de direito, não se justifica que populares possam forçar a paralisação do trânsito e que as forças policiais não actuem para deste modo restaurar a ordem pública.



José Sócrates, “o homem do plano tecnológico” mostrou desta forma a sua fragilidade governativa, visto que em situações conturbadas como as que se verificaram ao longo desta semana o governo apresentou-se letárgico, assemelhando-se quase a um governo de terceiro mundo.

Os tempos que se avizinham não auguram melhores dias para o executivo de Sócrates. Face à actual conjuntura económica, a situação tenderá a agravar-se e, os protestos, greves e conflitos internos no Governo poderão multiplicar-se.

Esta semana será de má memória para Sócrates, as pessoas acordaram para a realidade e chegaram à conclusão que este governo tem pouco mais para dar, e portanto estará na altura de procurar uma alternativa a esta falta de credibilidade. Falta saber porém se essa alternativa oferece garantias suficientes.

Dito por outras palavras, Manuela Ferreira Leite tem aqui uma oportunidade de ouro para recolocar o PSD na luta pelas Legislativas em 2009.
Se há dois meses atrás tal observação pareceria pouco provável, hoje é uma realidade bastante plausível bastando para isso que MFL se apresente como uma alternativa credível e séria face ao actual desgoverno Socialista que se vive hoje no nosso país.

Para sorte de excelentissimo "Eng." Socrates, o povo Português ao estar entretido com os sucessos do Euro 2008 tem desviado a sua atenção das questões essenciais e por isso não tem dado o respectivo valor às frequentes manifestações de desagrado que se sentem por todo o país.

A própria Comunicação Social é culpada, pois enche páginas inteiras com descrições exaustivas sobre o Euro 2008 em detrimento das questões que realmente interessam ao país e ao bolso dos Portugueses, como se isso fosse um assunto mais relevante que a grave crise economico-financeira em que o nosso páis se encontra neste momento.


O “ Eng.” Sócrates começa a colher ao fim de 2 anos os frutos de uma governação pautada pela arrogância de quem tem uma maioria absoluta, e no que respeita a arrogância “Sócrates é professor catedrático”.






Palavra de Comissário
Comissário António Cardoso Pinto







20 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que para completar o post só falta o hino do PSD.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

eu axo k so falta alg, n sei kem, tocar o solo do hino do psd. So pa ficar bem patente a imparcialidade deste post...

Anónimo disse...

acho piada aos que se sentem lesados por uma constatação de acontecimentos que se sucederam ao longo de uma semana... põe o partido à frentedo país. só um cego é que não pecebe que o país tá um caos

Anónimo disse...

o país tá um caos porque a oposição é fraca e só destrói em vz de propor alternativs. este post só por si é revelador. gostava que escrevessem aqui as propostas do psd para o país sair do caos e ficar bem como no tempo de santana lopes.

Anónimo disse...

tanta merda contra fdp do socrates e se fossem hoje as eleições ganhava na mesma... falai doutras merdas...

Anónimo disse...

quem lê isto até pensa que o autor percebe alguma coisa de política!!

Anónimo disse...

quem acha que o país tá bem assim é que não percebe de nada mesmo. vocês devem passar a vida fechados em casa e não sabem o que é o desemprego porque só o vêm na televisão, so pode. politicamente cegos. abram os olhos. e desde qd é que as más politicas de um governo se justificam com má oposição quando o governo tem maioria absoluta?! isso é rídiculo. as inumeras greves não existem porque as pessoas não têm nada para fazer... é porque estão descontentes com a politica de merda que esse senhor de nome Sócrates anda a fazer. nos paises de 3º mundo é que se assiste a idolotração de lideres que destroem o próprio país... pois bem... que belo país de 3º mundo em que nós tamos.

Anónimo disse...

falar como anónimo é mais fácil qd se tem vergonha do que se está a dizer, não é? :)

Anónimo disse...

Caros colegas bloguistas e Comissão em si, gostava de aprofundar um pouco a questão politica, económica e social do nosso país e vermos que realmente não é o PS que apresenta melhores mediadas que o PSD nem o PSD que tem de apresentar medidas para melhora, aliás seria irresponsável e imaturo numa situação de tal caos fazer fosse o que fosse, principalmente enganar os Portugueses, que recordemos que é o que o Sr. Sócrates está a fazer, ou já se esqueceram das promessas eleitorais, pois promessas ELEITORAIS (dicionário Socialista, PROMESSAS ELEITORAIS = ENGANAR OS PORTUGUESES). Adiante, a realidade é que vejo as pessoas a falar do Santana, da Manuela, do Sócrates, do Portas e eu questiono, não existe nenhuma sensatez da vossa parte ou será falta da mesma, em não falarem do Sr. Sampaio, recordemos para os fanáticos partidaristas, no ano em que o Durão tomou posse do seu cargo Europeu, o Sr. Sampaio de forma muito abusiva elegeu a seu bem entender e interesse partidarista, (recordemos os casos da casa Pia onde estavam envolvidos nomes de alguns elementos do PS da altura e na corda bamba em que andava a direcção do PS) o Santana para nos governar, ora isto, assentou que nem uma luva para direcção do PS e seus julgados, o país revoltava-se com um governo que nunca foi eleito pelo Zé Povinho mas sim por um Zé Interesseirozito, esquecendo o que realmente estava por trás desta eleição, a passagem de clemência e esquecimento ou devemos dizer prendinha de natal para os julgados. Concluindo direi, que o caos do nosso país está neste cancro que descrevi, e o mais chato é que ninguém tem coragem para falar disso, o que me deixa bastante impressionado com a vossa falta de idoneidade e sensatez.

Anónimo disse...

Caro anónimo, continua com vergonha do que diz ou é timido só? :) Não tenha medo. Antes de mais digo-lhe que tem que melhorar esse português... O meu pode não ser bom mas o seu... este blog é d'A Comissão, merecia uma coisinha melhor. Não reconheço no que disse falta de sensatez ou de idoneidade. Falta de sensatez é, na minha opinião, tentar fechar os olhos à situação que o país vive de momento e tentar culpar gentes do passado. O passado já passou. Quando Sócrates se candidatou sabia o que o esperava. O que interessa é o presente e o futuro. Porque relembrar o passado constantemente é viver num mundo virtual. Abram os olhos para a vida... não só para a vossa, que com certeza vivem comodamente, mas para os que passam dificuldades, que são cada vez mais. Na minha opinião vivemos num país repleto de pessoas politicamente cegas, obcecadas por partidos dos quais pouco percebem ou conhecem, tudo porque é tradição de familia ou por conveniência. Já chega de hipocrisia. Ganhar eleições de nada serve se não for para fazer o país evoluir. E aquele que diga que o país tá no bom caminho... merece a minha (triste e irónica) gargalhada! Abraços.

Anónimo disse...

este blog faria melhor figura se se abstessem de comentários políticos, visto que de política pouco ou nada percebem!

Anónimo disse...

Caros leitores, no passado ano de 2001, o psd ganhou as eleições por 2% dos votos. Durão Barroso do alto da sua inteligencia referiu que o pais estava de tanga devido a um deficit de 4,1%.Com estas afirmações conseguiu afogentar muitos investidores externos. O mais piadético disto tudo é que com as medidas implementadas nessa legislatura, quase todas visando o combate ao defit, esse governo só conseguiu aumentar o mesmo para 6,8% salvo erro e colocou a economia num estado de resseção.Hoje ouvimos certas e determinadas pessoas apoiantes do psd a tentar enxovalhar o eng.socrates. Eu lembro que foi este senhor e o seu governo que conseguiu baixar o defit para cerca de 2,6% salvo erro em pouco mais de dois anos cumprindo desta forma as metas europeias. Mais, além do combate cerrado ao defit ainda teve o mérito de fazer crescer a nossa economia em 2% em 2007. É pouco?È, mas para um pais que se encontrava resseção e completamente dependente do PETROLEO é de se louvar. Meus caros, contra factos não há argumentos. Poderia esmioçar os méritos do governo actual mas acho que isto chega. Há pessoas cuja participação politica resume-se a uma mesquinhez oportunista. Um abraço a todos

Anónimo disse...

viva o socrates, o scolari e o ricardo... lol... vocês não vivem neste mundo! :)

Anónimo disse...

Uma vez que contra factos não há argumentos fica para o meu próximo comentário politico o esclarecimento de algumas duvidas que possam ter restado aos mais cépticos, com devida justificação. abraço

Anónimo disse...

o Sr. Comissário João Carvalho deve ter em vista algum cargo politico que o Sr. Socrates lhe prometeu, não?

Anónimo disse...

mais argumentos existem, factos não os encontro

Anónimo disse...

Caro Sr.anónimo que escreveu depois de mim, eu pelo menos tenho a hombridade de dar a cara. É sempre melhor um debate cara a cara, com esclarecimento de factos e de números em cima da mesa. Contudo aquilo que vejo nos comentários aqui postados são puras subjectividades, que não passam de um reflexo da influência que os media têm em pessoas pobres de espirito. Ora como o maior cego é aquele que não quer ver e o maior burro é aquele que não quer aprender abstenho-me de mais comentários. Alguém há de falar por mim brevemente. E preparem-se para uma novidade nos debates politicos que irão preceder as legislativas que é a seguinte:o lider da oposição neste caso a Dra.Manuela Ferreira Leite a concordar com a grande maioria das politicas de fundo do Eng.Socrates, dicordando apenas em questões pontuais. De referir ainda que nesses debates teremos o Eng.Socrates a mencionar constantemente o governo negro de Durão/Santana.Ora eu assistirei a esses debates calmamante, sabendo de antemão quem os vai ganhar.Com os melhores cumprimentos, João Carvalho

Anónimo disse...

“Ora como o maior cego é aquele que não quer ver e o maior burro é aquele que não quer” SABER, como deve ser o seu caso Sr. Comissário... devo apenas acrescentar, que como já li atrás o Sr. Comissário deve ser defensor da ditadura e censora do seu Governo, (se é que já tem idade para votar), pelo que comentários que não agradam retira-os (Comentário eliminado
Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue.
16 de Junho de 2008 22:12),
e critica-os, não dando liberdade de expressão e de manifestar o descontentamento no vosso blog, para isso, faziam uma página onde apenas o Sr. Comissário era o único interveniente, para que ninguém pudesse divergir do pensamento autoritário do Sr. Comissário João Carvalho. Uma pergunta apenas, será que quando coloca o Eng.º antes de Sócrates está se a referir aquele que tirou o curso em dois dias e conseguiu fechar a universidade onde supostamente tirou o curso, para que não fosse (RE)provado?

Anónimo disse...

REFORMEM-SE ESQUEÇAM A POLITICA POIS DE POLITICA NÃO PERCEBEM NADA