segunda-feira, 30 de junho de 2008

Actualidade Politica - Elições no Zimbabwe

Ola a todos:


Antes de mais gostaria de dar os parabens a grande vitoria da selecção Espanhola sobre a Alemanha, foi uma grande vitório do futebol espetaculo sobre o futebol frio dos Alemães. Apesar de esta semana ter sido prospera em ataquese manifestações contra o governo por parte da CGTP e dos agricultores portugueses, não irei contudo debruçar-me sobre esses temas, nem fazer piadinhas sobre Sócrates para não ser demasiado repetitivo!!!

Por isso esta semana irei falar um pouco de politica externa nomeadamente a corrida às presidenciais nos E.U.A e as polémicas Eleições no Zimbabwe.
No que respeita às Presidenciais Americanas, numa sondagem recente, o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre o provável adversário republicano, John McCain. A sondagem dá a Obama 51% das intenções de voto, contra 36% para McCain, obviamento isto é uma sondagem e os valores têm variado muito ao longo das ultimas semanas, mas sempre com uma margem donfortavel para Obama.O crescimento de Obama é resultado da migração dos votos da democrata Hillary Clinton e do atual descontentamento com o governo. Os eleitores de Hillary Clinton migraram em massa para Obama, contrariando previsões pessimistas que afirmavam que face à intensa guerra entre os dois candidatos democratas durante as primarias, isto iria gerar uma divisão do partido. A maior parte dos eleitores democratas e independentes afirmaram que senador democrata poderá realizar um trabalho melhor que o republicano na economia - a questão que mais preocupa os americanos. O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi novamente investido como Presidente, para cumprir um sexto mandato, aos 84 anos, com mais de 20 anos no poder.

Mugabe que era o único concorrente às eleições, conseguiu 90,2 por vento dos votos, num escrutínio classificado por alguns países como uma farsa.

Numa primeira volta, a 29 de Março, o partido da oposição ganhou, apesar de por pouca margem, de acordo com o registo da Comissão Nacional de eleições, Tsvangirai venceu as eleições presidenciais, mas não obteve a maioria absoluta necessária no Zimbábue para se proclamar presidente.

Esta segunda volta das eleições presidenciais foi boicotada pelo principal partido da oposição, o MDC, Movimento para a Mudança Democrática,dirigido por Morgan Tsvangirai, que abandonou a corrida para evitar a violência que se instalou nos últimos dias no país.

Mugabe, é acusado de ter intensificado a repressão às vésperas do segundo turno da eleição presidencial.

O líder opositor alegava que a intensa campanha de violência e intimidação que o Governo de Mugabe, apoiado pela Polícia e pelo Exército, fazia contra seus partidários impedia que continuasse concorrendo ao cargo, pelo que optou por se retirar.

Apesar de todas as criticas da oposição e da Comunidade Internacional, Mugabe afirmou, “Servirei o país como Presidente com justiça e sinceridade, assim Deus me ajude”, obviamente Mugabe para além de ditador e tirano também deve gostar de fazer “stand up comedi” nos intervalos!!!


A UE reagiu e já reforçou suas sanções impostas em 2002 ao regime zimbabuano devido à repressão contra a oposição e à violação dos direitos humanos.
Espera-se agora ajuda da comunidade internacional no sentido de evitar a catastrofe que se vive neste momento no Zimbabue onde milhoes de pessoas passam fome e sofrem a opressão de um regime muito severo.
Sócrates comparado com mugabe até parece boa pessoa !!!!
Palavra de Comissário
Comissario António Cardoso Pinto






2 comentários:

Anónimo disse...

Ora, seutores, não estou grande disposição para falar de política. Mas digam-me uma coisa, a Comissão tem tratado do meu aluno, sabem o Nuninho Bobo, se bem me lembro ele está a fazer um PO "Como ser um macho!". Então, como se tem comportado?
Outra coisa, sabendo que a Comissão está sempre em cima da notícia sabem-me dizer se o FCP já foi transferido para o campeonato espanhol devido à sua abusiva e excessiva qualidade em relação às equipas do seu país. É uma vergonha estar sempre a ganhar o mesmo clube, perde-se aquela mística do sentimento de supresa e de expeculação.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Há neste post algo muito estranho.Não sei se é por não falares mal so governo ou do socratates que deste erros ortográficos. É que nos outros posts em que descascas no governo não há nem um erro. Bem fica só esta constatação, quem quiser que reflicta sobre este facto.