Ola a todos:
Esta semana foi particularmente fraquinha em termos de politica de interesse em Portugal. Assim vou procurar fazer um resumo do de mais importante se passou esta semana.
- A Colômbia numa audaciosa operação militar resgatou sã e salva a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 membros do Exército e da polícia.
- O iva baixou de 21 para 20% mas os preços na mairia dos casos mantiveram-se como é o caso das petrolíferas que aumentaram ainda mais os seus lucros.
- A taxa de emprego sobe mais 0.1% para 7.5%, ora Portugal tem a 5ª maior taxa de desemprego da UE.
- A bolsa portuguesa terminou esta semana com uma das maiores quedas do ano, (PSI20), liderando claramente a tendência europeia.

- Em resposta à crescente especulação e à baixa das taxas de juro nos E.U.A o Banco Central Europeu (BCE) irá aumentar a taxa de inflação de 4 para 4.25. Esta situação revela-se grave pois associado ao aumento da inflação temos uma estagnação do crescimento económico, sobem os preços, aumentam as falências e o endividamento. Isto ira reflectir-se no aumento do credito à habitação.
- No que respita ao petroleo, fala-se já em 200 dolares por barril até ao final de Dezembro deste ano. A crise financeira não esta terminada, o crescimento da economia não será para este ano e teme-se que nem no ano de 2009 a economia se restabeleça. Os preços do petróleo vão continuar a subir, ninguém sabe como acaba nem como irá acabar.
- O pavilhão onde o Sr. “Eng” havia discursado foi atingidos por vários os tiros, pena que o “atacante” chegou atrasado, pois o “Eng” havia saído à meia hora!!!

Tivemos duas entrevistas aos dois líderes dos principais partidos nacionais, falo como é óbvio de José Sócrates e da Dra. Ferreira Leite.
Ambas as entrevistas deixaram um pouco a desejar em relação ao conteúdo, mas os candidatos corresponderam as expectativas ao longo da entrevista, mostrando claramente duas perspectivas políticas diferentes.
- Sócrates teve uma entrevista serena, apresentando 2 medidas; baixar o IMI e maiores deduções fiscais para as famílias mais carenciadas nos créditos à habitação.
- Já a pensar na campanha eleitoral apresentou-se mais “humilde” no entanto não conseguiu fugir ao constante auto-elogio que lhe é característico.
- No que respeita as medidas apresentadas, são positivas, mas pecam porque o seu impacto real irá ser muito reduzido.


- Ferreira Leite teve uma entrevista muito focada nos investimentos públicos e na falta de capacidade do estado para suportar encargos de obras de grande vulto, podendo assim comprometer a governabilidade de futuros governos.
- Assim pede que o governo mostre os estudos do custo-bebeficio dessas obras para que deste modo só avancem as obras que justificadamente tenham um beneficio real para o desenvolvimento do país.
- Ferreira Leite afirma que existem obras prioritárias, mas existem outras que merecem ser repensadas dados os seus elevados custos quando comparados com o seu beneficio.
É tudo, espero que para a semana hajam factos de maior relevo para podermos comentar
Palavra de Comissário.
Comissário António Cardoso Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário