terça-feira, 1 de julho de 2008

Máquinas e Motores - Porsche 911 renovado

Ola a todos. Esta semana vou começar de forma diferente... Com uma felicitação e um pedido.
Assim A COMISSÃO vem por este meio (e com orgulho) felicitar a nossa querida colega Cristina Nogueira Silva, que recebeu no passado dia 18 de Junho o prémio "Daniel Serrão", que se destina a galardoar o médico licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ou pela Escola de Ciências da Saúde da UMinho que, no ano anterior ao da atribuição do Prémio, tenha obtido a mais elevada classificação de licenciatura. Não estamos surpreendidos porque sabemos do que és capaz... Muitos Parabéns!!!!
Deixo-vos o link para a entrevista:

Agora o pedido. Isto porque A COMISSÃO necessita de uma viatura para o seu IntraRail e como tal penso não existir sitio mais apropriado para a pedirmos do que o nosso blog.



E que viatura pretendemos? Ora bem, no mínimo 6 lugares (9 é o ideal), com mística e sem paneleirices... e quase oferecida. :) E como pedir não custa, vou mais longe. O ideal era uma Volkswagen Transporter, daquelas antiguinhas. Até porque uma viagem é sempre mais memorável quando o carro avaria... dá mais espírito à experiência. Por isso nada de modernices, nem ar condicionado e muito menos vidros eléctricos... um rádio ainda se tolera, para passar as musicas d'A COMISSÃO.

Aqui fica o pedido. Se tiverem para vender (oferecida era preferível) qualquer coisa do género contactem-nos para acomissao@hotmail.com.
Passemos então ao verdadeiro assunto da semana.

A Porsche acaba de renovar o seu modelo mais mítico: o 911. Não é só o modelo mais mítico da marca de Estugarda como é provavelmente um dos modelos mais míticos de todo o panorama automóvel mundial. Faz parte do sonho de muitos desde 1964., quando foi criado. É considerado por muitos como o carro com maior sucesso nas competições automóveis de sempre.

No fundo é uma lenda viva, até porque o design não muda substancialmente mantendo sempre uma aparência algo retro, mais evidente ainda na ultima geração (997) que regressou às ópticas ovais tradicionais.

Nasceu com muitos cavalos, motor atrás do eixo traseiro e tracção traseira... fórmula perfeita para o verdadeiro desastre automóvel. Há até quem diga que se chamou 911 para que os americanos soubessem que numero ligar quando batessem.

Isto porque como a maior parte do peso está no extremo posterior do carro este fica desequilibrado, longe da distribuição ideal de pesos pelos eixos (50:50) e assim apto para soltar a traseira e ir de encontro á parede mais próxima (que o diga James Dean, que se bem se lembram, morreu em 1955 ao volante de um Porsche Spyder).

Apesar de mais tarde, ter adicionado modelos com tracção integral (sempre com largo predomínio do desvio de potência para as rodas traseiras) ainda hoje a fórmula se mantém. Lógico que a solução mais fácil seria por o motor onde ele deveria estar desde o inicio... entre os dois eixos. Mas os alemães são algo teimosos e por isso preferiram passar anos e anos a melhorar a dinâmica do carro, o sistema de tracção, o controlo de estabilidade etc...

Resultado: o 911 é hoje o ex-libris da engenharia automóvel. Isto porque mesmo partindo de uma base totalmente oposta ao que as leis da física "preferem", conseguiram criar um desportivo incrivelmente competente, dinamicamente fenomenal, com uma capacidade de tracção verdadeiramente notável e além de tudo isso... domável, podendo ser utilizado todos os dias.

Assim como a Ferrari é a marca desportiva mais famosa do mundo, o 911 é desportivo mais reconhecido mundialmente.

Além disso a Porsche consegue sempre envergonhar a concorrência no que diz respeito à relação entre cilindrada e potência. Veja-se só que o 911 GT2, lançado à pouco tempo, tem 530 cv, extraídos do habitual (e já célebre) motor boxer de 3,6 litros!!!! 530 cv para 3,6 litros... é impressionante!

A geração actual é a 997, que agora é alvo de um face-lift e de alguns melhoramentos a nível da performance do motor.

Exteriormente muito pouco mudou. Excepção feita às ópticas dianteiras e traseiras (agora com tecnologia LED) e às vias traseiras, mais largas 44 mm.

As diferenças já são mais evidentes ao nível dos motores e caixa de velocidades.

Primeiro porque os motores passam a contar com injecção directa de combustível (DFI).

Depois porque a potência dos mesmo passou de 325 para 345cv na versão de 3,6 litros, e de 355 para 385 na versão S, que conta com um motor de 3,8 litros. Mesmo com estes aumentos reclamam uma diminuição dos consumos em 12,9% e uma redução de emissão de gases poluentes em 15,4%.

Quanto à caixa de velocidades passa a estar disponível outra novidade da gama: a nova caixa automática de sete velocidades e de dupla embraiagem (PDK), que vem substituir a anterior Porsche Triptonic S. No entanto, continuo a achar que nada como a opção manual de seis velocidades, mais fiel ao conceito de condução desportiva pura.

A comercialização deste 911 de cara lavada começa no dia 25 de Outubro de 2008. Os preços não são muito importantes visto que nenhum de nós está a pensar comprar um... Mas como há sempre quem jogue no EuroMilhões mais vale prevenir que remediar. Aqui ficam: começa nos 107 656 euros da versão Carrera 2 Coupé e termina nos 140.182 euros da versão Carrera 4 Cabrio.

Na minha opinião, não é o carro mais bonito do mundo. Nem pouco mais ou menos. Os 3 superdesportivos que falei anteriormente são incomparavelmente mais belos e sobretudo mais exclusivos. Não faltam Porsches nas estradas nacionais e calhar por isso não vejo num 911 a exclusividade, o charme, a imponência e a beleza de um Maserati ou de um Aston Martin.

De qualquer forma, espírito revivalista não lhe falta. E no que toca a competência dinâmica, tanto em estrada, como em pista, não há quem lhe faça frente. Tudo isto embalado num carro que se pode utilizar sem qualquer constrangimento no dia-a-dia.
É um prodígio da engenharia automóvel e de uma perspectiva racional não há desportivo mais perfeito. Mas tal como disse na semana passada, estas escolhas têm muito pouco de racionalidade, antes de emotividade e paixão... que é exactamente o que falta a este 911.

Até para a semana.
Beijinhos e abraços.
Luís Nunes Carvalho.
Deixo-vos com um pequeno esclarecimento acerca da vasta gama do 911.






7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma taiota de caixa aberta, só tem uns podres de lado , de resto ta bem boua. Troco-a por meia pipa de maduro tinto.

Anónimo disse...

A unica parte interesante do teu coment é a referencia aquela patroa, falo como é obvio da Cristina

Anónimo disse...

Normal... :) Mas se não gostas de carros, não precisas de ler os meus comments, ok? Grd abraço... ou beijinhos... isto qd é como anónimos nunca se sabe... :)

Leonel Bernardo disse...

Eu tenho um PUNTO GT, serve?

Dá pa engatar um atrelado e tudo.

Bendo Varato.

Anónimo disse...

É curioso misturar a Cristina com Porsches...

Anónimo disse...

Eu levava pa casa a cristina, pena que não tenho um porshe

Cristina Nogueira-Silva disse...

Obrigada por terem colocado a notícia sobre o Prémio Daniel Serrão no vosso Blog!! Beijo grande para todos e boas férias (para quem as tem!!)

Cristina